terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O deserto mais seco do mundo

A Mão do Deserto

Consegue se imaginar passando um ou dois meses sem chuva? Razoavelmente fácil não? E cinco anos sem chuva? Ou melhor, que tal décadas sem chuva? Assustado? Pois assim é a região do Atacama no norte do território chileno e parte da Argentina.



San Pedro de Atacama

Se os desertos que encontramos em grandes trechos da viagem contavam com uma vegetação escassa, a partir de agora ver uma simples plantinha no amarelado chão do deserto é uma raridade. O clima extremamente seco é um atentado aos pulmões do viajante. Sem contar com a temperatura, calor intenso durante o dia e frio congelante durante a noite.

Mais uma das inúmeras salinas

Pelo caminho o viajante encontrará características específicas da região, como as belíssimas salinas e formações rochosas exuberantes. Não perca tempo pagando para visitar alguns pontos específicos como certas salinas ou mesmo o Vale da Lua, apenas seguindo o caminho é possível encontrar a paisagem do mesmo tipo ou em alguns pontos muito mais gratificante.

Flamingos

Ilhamas!!

A fauna é outro elemento muito importante na região. Em alguns pontos como nas salinas encontrará inúmeros flamingos que facilmente (ou não) posarão para as fotos. Sem dúvida o chamariz de atenção são as literalmente “fofas” Ilhamas, com seu pelo felpudo e suas cores múltiplas.

Um pouco de neve em pleno verão



Não é neve é sal mesmo!

A viagem está chegando ao fim. Aproximadamente 30 dias na estrada e o Brasil volta a se aproximar. Uma rápida passagem pelo norte argentino e logo retornaremos as terras tupiniquins.

Cleber Facchi


Um comentário:

  1. E ai Lori quando posso te esperar no trevo? Tá chegando ao fim traga um pouco de sal e um cactos pra mim, boa viagem abraços do LIXA.

    ResponderExcluir