domingo, 10 de janeiro de 2010

As aventuras na Terra do Fogo

Estreito de magalhães

Depois de 350 km em linha reta com o nada pelos dois lados e algumas tempestades de areia, finalmente aportamos na cidade de Comodoro Rivadavia. A cidade que apresenta grande riqueza por conta das inúmeras fontes de petróleo é rodeada por enormes montes de areia e rochas.

Do alto de um morro a cidade de Comodoro Rivadavia

paredões de areia por todos os lados

Além da geografia característica, o vento e o frio são outros pontos marcantes. A temperatura que era relativamente mais elevada durante a maior parte do percurso sofreu uma queda brusca, somado as fortes rajadas de vento, a sensação térmica é de um frio inimaginável. O vento ainda se faz um grande vilão na hora de dirigir a desbravadora Kombi. Algumas das rajadas são tão intensas, que diversas vezes ameaçaram os rumos do automóvel na estrada.

Petróleo: Uma das grandes riquezas da região

Depois de quase dois dias sem banho ou uma cama confortável, finalmente paramos em um hotel. Quem for se aventurar pela cidade deve ter paciência para encontrar um hotel mais em conta. A maioria dos hotéis encontrados tem o pernoite caríssimo, isso por parte da riqueza petrolífera do município.

Homenagem aos guerreiros da Guerra das Malvinas

Após um breve passeio pela cidade seguimos viagem costeando o belíssimo oceano Atlântico que aqui ganha uma cor esverdeada incrível. Uma breve pausa para almoço na cidade de Puerto San Julian e mais fotos. A cidadela conta com um monumento em homenagem aos soldados que lutaram na batalha das ilhas Malvinas, assim como uma réplica da nau do navegador Fernão de Magalhães. Ao fim do dia, mais uma noite passando dentro da querida Kombi branca.





Réplica da nau Victória


Pela manhã finalmente cruzamos a fronteira do Chile. É o terceiro país que visitamos em uma semana de viagem. Chegando ao Estreito de Magalhães, uma rápida travessia de balsa acompanhada por golfinhos e pinguins durante todo o percurso. Depois de aproximadamente 40 minutos finalmente adentramos a gelada Terra Del Fuego.

Lorimar escalando o "mastro do navio"

As cada vez mais frequentes estradas de rípio

Méééé

Um descanso para a poderosa

Retirando a permição para adentrar a Terra del Fuego

Mais algumas horas para registrar nossa imigração nas aduanas dos países e seguimos viagem. Por hoje ficaremos na cidade de Rio Grande, uma belíssima cidade com suas amplas avenidas e mar de águas esverdeadas. A temperatura está abaixo dos dez graus e o vento torna a sensação térmica muito abaixo disso. Pelo menos vamos nos acostumando já que amanhã teremos algumas montanhas de neve e ventos cortantes ao pisar no nosso destino: Ushuaia.

Cleber Facchi