terça-feira, 5 de janeiro de 2010

"Como se diz isso em espanhol?"



Ao contrário do primeiro dia de jornada que foi tomado pelas chuvas intermináveis, a jornada de hoje contou com um sol escaldante e calor intenso.
Saindo de Rivera, cidade que faz divisa com o Brasil, encontramos asfalto em perfeitas condições, soma-se a isso, o carisma e bom atendimento do povo uruguaio. Até a polícia de fornteira se mostoru bem agradável e fez algumas piadinhas.




Durante a maior parte do percurso a paisagem é imutável, diversas pastagens e amplas areas repletas de gado e até avestruzes.
Foram raras as cidades encontradas pelo caminho. Das poucas que a expedição passou é possivel perceber uma arquitetura bem diferente do estilo brasileiro, com algumas construções mais antigas e prédios históricos.



O almoço foi na cidade de Paso del Toro, uma pequena cidade rodeada de vários rios e que conta com uma belíssima escultura de um enorme touro em um dos pontos do local. Foi também no almoço que um problema se iniciou: Como se diz isso em espanhol? Mesmo com a barreira da lingua, a relação com nossos hermanos não parece tão complicada assim.




Outro fato curioso são os carros encontrados por aqui. A maioria são modelos muito antigos, peças que seriam encontradas somente em museus automobilisticos. Os poucos veículos "modernos" que foram encontrados eram pertencentes a turistas, na sua maioria argentinos e pouquíssimos brasileiros.



A última parada pelo Uruguay é na cidade de Colonia Sacramento, onde em poucas horas navegaremos de balsa até o país vizinho, a querida Argentina. O trajeto que se passa no Rio de la Plata com tempo estimado de três horas de duração. Amanhã começa nossa aventura por terras argentinas, se aproximando cada vez mais do destino final.



Uma dica: se vier para o Uruguay, não se esqueça de provar o saboroso Yogur Batido Integral da marca conaprole: UMA DELÍCIA!

Cleber Facchi