sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dois dias no deserto



Saindo da cidade de Bahia Blanca a paisagem se modificou por completo: um imenso deserto passou a acompanhar a expedição. O clima que já era seco tornou-se terrivelmente pior, o simples exercício de respirar se transforma em uma tarefa exaustiva. É tanta poeira que é quase possível tirar tijolos do nariz.
No meio do deserto apenas algumas plantas rasteiras são encontradas. A estrada curvilínea que nos acompanhava no Brasil se transformou por completo em gigantescas retas. É possível andar mais de 100 km somente em linha reta. A estrada se estende ao horizonte e parece não ter mais fim.

Homenagem aos mortos encontrada diversas vezes nas estradas

Ao final do dia chegamos a Península de Valdez, uma enorme fatia de terra que se desprende do continente rumo ao oceano. A paisagem é a mesma do deserto, sua única alteração está na fauna local. Diversos rebanhos de Ilhamas e ovelhas são avistados por todos os lados.


Após um rápido passeio pela praia de Puerto Pirâmide, com suas areias escuras e água gelada, os aventureiros montaram o acampamento em um camping local. Como tudo é muito distante, os preços são altíssimos na pequena cidade, até o banho conta com uma taxa. Resultado: mais uma noite dormindo completamente empoeirados. O cansaço era tanto, que mesmo o duro chão da barraca é esquecido em prol de um sono renovador.
Pela manhã todo o cansaço e desânimo do dia anterior são rapidamente substituídos quando se inicia o passeio pelo resto da península. Após alguns minutos pela estrada de rípio (uma estrada repleta de pedras exclusivas da região) avistamos os amigáveis pinguins. Dóceis e facilmente fotografáveis (alguns parecem posar para as fotos) os pequenos pássaros de fraque são avistados aos montes.

Daniel caçando nosso almoço



Seguindo mais ao norte da península novamente fomos surpreendidos por outros animais característicos da região: Elefantes e Lobos marinhos. Por precaução, os turistas só podem observá-los ao longe e devem se manter em silêncio dentro da área dos animais (sim, o guia deu uma bronca na gente). Com certeza o momento mais emocionante (ou não) foi presenciar um filhote de elefante marinho que acabava de nascer coberto ainda por uma gosmenta placenta.

Elefantes e Lobos marinhos

Elefantes marinhos na Peninsula de Valdez

Pela tarde seguiremos viagem rumo Comodoro Rivadavia, em aproximadamente dois dias chegaremos ao nosso tão esperado destino: Ushuaia.

Cleber Facchi