quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O ataque dos mosquitos malditos parte VIII

Após uma travessia de três horas pelo Rio da Plata com direito a apresentação de tango em alto mar saímos da cidade Colonia Sacramento no Uruguai e aportamos na capital da Argentina Buenos Aires. Para a travessia fomos de BuqueBus, uma espécie de balsa gigante que comporta passageiros e veículos.

Depois de um rápido (e quase descartável) passeio pela capital argentina em busca de uma hospedagem que não foi encontrada, a expedição seguiu em frente rumo à cidade de Mar Del Plata.
A carência hotéis ou qualquer posto para dormir obrigou os nobres viajantes a passarem sua primeira noite dentro do veículo. O sono e o cansaço eram tão intensos, que até os desconfortáveis bancos da Kombi pareciam uma belíssima e confortável cama (quase uma King Size Master Confort).

Pela manhã seguimos viagem, acompanhados pelos (monótonos) pampas argentinos. De todos os problemas, sem dúvida o mais irritante foi o ataque de mosquitos que encontramos pelo caminho. Todos os viajantes ficaram com braços, pernas e até os olhos deformados de tanta picada. Inclusive é necessário um urgente transplante de sangue em todos os aventureiros. Se alguém souber o paradeiro do repelente seria de grande ajuda. Seguindo viagem chegamos a cidade litorânea de Mar Del Plata, onde fomos presenteados com uma praia belíssima (apesar do clima frio) e construções com fortes características européias. A cidade com suas amplas ruas e construções gigantescas é um colírio aos olhos. Até os flanelinhas são extremamente educados e fazem o serviço com qualidade e respeito aos turistas.


O almoço (pão com requeijão, frango assado e cerveja Quilmes) foi à beira da estrada. As constantes rajadas de vento frio foram o grande empecilho da refeição. Conforme vamos seguindo, o clima vai ficando cada vez mais seco e a paisagem mais desértica (lembra muito os Road movies americanos). Por todos os lados diversos campos secos ou plantações, que vão de soja a belíssimos campos de girassol.

Pelo resto do dia ficaremos em Bahia Blanca, mais uma cidade costeira com clima seco e muita, muita poeira.

Cleber Facchi